16 de abr de 2013

Resenha: O Casamento

O Casamento
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano: 2012
Número de páginas: 223
Gênero: Romance
Onde comprar: Americanas | Submarino | Saraiva



Primeira resenha do blog!

O livro narra os acontecimentos posteriores ao aniversário de 29 anos de casamento de Wilson e Jane. Nessa data tão importante para o casal, Wilson simplesmente esquece o aniversário, deixando a esposa magoada. Vendo o que seu esquecimento causou, ele inicia uma jornada de 1 ano (até o aniversário de 30 anos), para reacender a chama de seu relacionamento.

O fato de esquecer o aniversário de casamento, foi apenas a gota d’água. Wilson começa a refletir sobre sua falta de romantismo e sua dedicação excessiva ao trabalho. Decidido a mudar e se tornar um homem melhor, começa a fazer exercícios e a perder peso. Depois passa a cozinhar, e através de pequenas atitudes, como perguntar como foi o dia de Jane, vai tentando reconquistar seu grande amor aos poucos.

"- É engraçado, mas já reparou que, quanto mais especiais são as coisas, menos atenção as pessoas parecem dedicar a elas? Parece que acham que elas nunca vão mudar. Igualzinho a essa casa. Bastava um pouco de atenção e ela nunca teria ficado tão abandonada. (Página 162)"


A grande expectativa do livro é sobre o presente que Wilson está preparando para o aniversário de 30 anos de casamento e se todo o seu esforço vai ter valido a pena, para que ele e Jane voltem a ser felizes. Para isso, ele vai pedir ajuda a Noah, seu sogro. A história de amor de Allie e Noah, contada em Diário de Uma Paixão, sempre foi um exemplo de romantismo para Jane.

"- Poderia estar melhor. Mas também poderia estar pior. (Noah)"

Noah rouba a cena, seu carisma é enorme e mesmo nesse livro, ele é responsável por momentos emocionantes. Allie já morrera, revelando o final de Diário de uma Paixão. Mas Noah acredita que ela renasceu através de um cisne, que nada no lago da casa de repouso. Por isso, considero a capa original do livro, bem melhor que a brasileira, pois é repleta de significados.


Wilson e Jane tem três filhos, todos já adultos e morando fora de casa. Quando o aniversário de 30 anos de casamento se aproxima, sua filha Anna anuncia que vai se casar no prazo de duas semanas, exatamente no dia do aniversário de matrimônio dos pais. O livro mostra todos os preparativos, apesar do pouco tempo para organizar tudo, Wilson mais uma vez prova a sua mulher e seus filhos, que é um homem melhor, ajudando em tudo que for preciso.

A única parte do livro, que não gostei muito, foi a rotina de preparação do casamento, que ocupou várias páginas. Mas ao chegar no final do livro, que culmina no grande dia, tudo se encaixou e Nicholas Sparks conseguiu me surpreender. O livro é muito bom, é uma história mais madura, que nos mostra que em um casamento nem tudo são rosas, mas que é importante manter a chama do relacionamento acesa.

Minha Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo