24 de mai de 2015

Porto Alegre recebe a Exposição Brasil e Holanda – Paz e Justiça



Focada nos temas Relembrar, Refletir e Reagir, a exibição traz à tona fatos históricos entre Brasil e Holanda e vem proporcionar ao público uma reflexão sobre este passado comum com foco na construção de um futuro melhor.

A mostra Brasil e Holanda – Paz e Justiça – refletindo sobre o passado, construindo um futuro melhor integra a exposição itineranteAnne Frank: uma história para hoje, que já percorreu diversos estados brasileiros e foi vista por mais de 14 milhões de pessoas, em 90 países ao redor do mundo.

Este evento traz à tona – sob uma perspectiva cronológica paralela entre a vida de Anne Frank, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto – a necessidade de se refletir sobre vários temas atuais de direitos humanos, inclusive, sobre as questões de exclusão social e de discriminação em razão da nacionalidade, crença religiosa, cor, orientação sexual e opinião, violações essas que ocorrem diariamente em diversos países do mundo. Em relação ao Brasil, “Paz e Justiça” também consegue dialogar com o período de ditadura civil-militar, que deixou marcas profundas, com consequências até hoje. A construção de uma memória coletiva sobre as violações de direitos humanos cometidas no passado (durante o Holocausto e ditadura, por exemplo) é uma forma de honrar as vítimas e construir um presente mais justo e democrático.

Trata-se também de uma ação cultural que possibilitamostrar ao público que a relação entre Brasil e Holanda vai muito além do futebol, abrangendo uma vasta herança cultural compartilhada e focada em temas como justiça internacional, direitos humanos e educação para uma cultura de paz.

O evento, que tem entrada gratuita e será aberto ao público em geral, acontece no Shopping Praia de Belas - Praça da Magia, 1º piso, de 15 de maio a 15 de junho de 2015, de segunda a sábado das 10 às 22 horas e aos domingos e feriados das 11 às 22 horas.

A exposição é uma iniciativa da Embaixada dos Países Baixos, em Brasília, com realização da Casa Anne Frank, WZM Plataforma Brasil Holanda, Instituto Plataforma Brasil e Shopping Praia de Belas. São parceiros neste evento em Porto Alegre: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escola Anne Frank de Porto Alegre, Lar da Criança Anne Frank, Grupo A Editora, SENAC-RS, Pizza Hut, Empresa de transporte Carris, além do AHJB -Arquivo Histórico Judaico brasileiro, Cia Atlântica, Cibracon, Família Halpern e Fundação Arymax.

Faces da exposição Brasil e Holanda – Paz e Justiça

A primeira parte da exposição aborda a história de João Maurício de Nassau e sua influência no Brasil no século 17. Os painéis da exposição irão focar os laços históricos entre Brasil e Holanda.

A segunda parte mostra a história de Anne Frank e do holocausto na Europa. Aqui estão explícitos exemplos de injustiça humana, racismo, preconceito, discriminação, a falta total dos direitos humanos e as consequências desses atos nos homens.

Já na terceira fase, estão expostos os painéis relacionados à Cidade de Haia, conhecida como Cidade Internacional da Paz e da Justiça. Nesta fase, conseguimos entender a importância que Haia representa na luta pela impunidade, uma vez que nela foram estabelecidos os primeiros tratados formais internacionais sobre leis e crimes de guerra e onde se encontram instituições internacionais de justiça.

SERVIÇO:

Exposição Brasil e Holanda – Paz e Justiça

Onde: Shopping Praia de Belas - Praça da Magia, 1º piso.

Av. Praia de Belas, 1181 - Praia de Belas, Porto Alegre – RS

Visitação: de 15 de maio a 15 de junho de 2015.

Horário: De segunda a sábado das 10 às 22 horas e aos domingos e feriados das 11 às 22 horas

Entrada Franca.

Fonte

Um comentário:

Deixe seu comentário!

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo